Se você em algum momento estudou sobre Marketing, certamente já ouviu falar sobre os 4 P’s, certo? O conceito é famoso no meio empresarial, e narra os 4 elementos necessários para elaborar uma estratégia de marketing, sendo esses: praça, produto, preço e promoção. Muitos fatores, no entanto, modificaram o cenário do mercado que orientou a criação desse conceito. O principal deles foi o advento digital e tecnológico.
O Marketing Digital multiplicou os fatores influenciadores da decisão de compra, afinal, a internet é um meio que possibilita diversos tipos interativos de conexão entre a marca e o consumidor. E quando digo que multiplicou, isso se aplica também ao conceito que citamos no início do post: se antes 4 P’s eram suficientes para nortear uma estratégia de negócio, hoje você precisa estar atento(a) a 8 P’S. E é sobre eles que quero escrever para você! Vamos lá?
1 – Pesquisa
Nenhuma estratégia efetiva é criada com base em nada! É necessário entender o meio em que estamos, decifrar o nosso público-alvo e analisar o mercado para encontrar oportunidades de crescimento. Tudo isso só é possível se um bom trabalho de pesquisa for realizado no início do processo, e ferramentas maravilhosas como o AdWords e o Analytics estão aí para tornar muito mais fácil o acesso a essas informações primordiais!
2 – Planejamento
O meio digital possibilita tantas possibilidades de investimento, que, se um bom planejamento não for realizado antes de partir para a divulgação online, você pode ter a sensação de que está colocando em prática uma boa estratégia, mas, em contrapartida, não ter resultado positivo! Lembre-se: o objetivo de planejar antes de executar é exatamente ter a oportunidade de agir com foco em um resultado específico e poder medir os resultados futuramente. Objetive a sua campanha ao que sua marca necessita no momento do planejamento.
3 – Produção
Ter visibilidade atualmente é um desafio, basta observar a quantidade de marcas disputando segundos da atenção do consumidor. Marcas que não produzem conteúdo para se relacionar com o seu público serão facilmente esquecidas, portanto, produzir conteúdo é uma grande estratégia de relacionamento e geração de valor na relação marca-consumidor.
4 – Publicação
Conteúdos relevantes precisam estar no canal certo para serem consumidos e, consequentemente, alcançar o seu objetivo inicial de divulgação. Portanto, tão importante quanto investir em Marketing de Conteúdo, é se preocupar na publicação desses materiais nos canais certos. Para isso, é importante fazer um estudo estratégico, e entender onde o seu público consome cada tipo de conteúdo, e direcioná-los. Recursos como o SEO também são importantes para que o seu conteúdo seja encontrado nos sites de busca.
5 – Promoção
Esse “P” já é antigo, e nunca perdeu o seu valor! Ainda que o modelo de consumo tenha se modificado, promover os seus produtos e serviços sempre será necessário. No caso do Marketing Digital, a divulgação do seu conteúdo é de suma importância, pois é através disso que ele será acessível ao maior número de pessoas, conhecedoras ou não da sua marca.
Esse tópico é complementar ao primeiro que citamos, pois é através das informações coletadas na fase de pesquisa que você poderá promover o seu material para o público certo nas plataformas certas.
6 – Propagação
Promover é importante, mas propagar é necessidade na era digital! Uma das grandes vantagens das plataformas digitais é a possibilidade de estreitamento das relações entre clientes e marcas. Quando bem explorado, esse relacionamento pode gerar verdadeiros fãs da sua marca, que te auxiliarão a cumprir o objetivo desse “P”.
A melhor maneira de fazer isso é produzindo conteúdo interativo, que estimulem o seu consumidor a falar com a sua marca, interagindo através de curtidas, compartilhamentos, comentários e todos os outros recursos das mídias que você escolher utilizar.
7 – Personalização
Outra vantagem das plataformas digitais é a possibilidade de conhecer especificamente o seu público, através do monitoramento de comportamento. Através disso, a sua marca tem condições de personalizar o conteúdo segundo cada perfil de consumidor que acessa.
Isso te possibilita traçar estratégias distintas para cada tipo de público que deseja alcançar, te permitindo inclusive ser mais assertivo na divulgação: sim, o seu conteúdo pode ser consumido exatamente pelo público previsto na fase de planejamento, alcançando os reais objetivos do plano de comunicação.
8 – Precisão
Já citamos diversas vantagens de divulgação digital – como a possibilidade de monitoramento e a segmentação do conteúdo – mas, a maior delas, sem dúvida, é a precisão. O Marketing Digital te permite pesquisar, planejar, produzir, publicar, promover, propagar e personalizar com base em dados reunidos em plataformas modernas e inteligentes.
Isso significa dizer que, ao utilizar da interpretação dos dados colhidos nas plataformas digitais, você está menos propenso a um desperdício de esforço em estratégias que não são aplicáveis ao seu negócio. Com uma análise aprofundada dos resultados, você já tem material para retornar à pesquisa com as informações obtidas e, assim, aprimorar todas as etapas seguintes, como em um ciclo.
Quais P’s você identifica que precisam de melhora na sua estratégia? E quais já têm sua atenção frequentemente?
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