Entenda por que essa forma de registro tem atraído cada vez mais adeptos
Algumas tendências de décadas passadas têm voltado com tudo atualmente, e as fotografias analógicas estão em alta, inclusive nas redes sociais. Em um cenário em que as pessoas estão saturadas de imagens sempre com a mesma estética digital, muitos estão redescobrindo o charme das câmeras de filme com um novo olhar, buscando um processo mais autoral e memorável para capturar momentos.
Esse resgate da fotografia analógica, assim como tem sido o retorno de alguns estilos de roupas, é um reflexo de um desejo de voltar às origens da arte de fotografar, em que o processo era totalmente diferente do que é hoje em dia. Atualmente, tirar uma foto é algo muito simples e rápido, por isso a fotografia analógica se destaca como uma forma de arte mais autêntica e que valoriza a especialização e a técnica.
A estética da fotografia analógica
O maior diferencial das fotografias analógicas é o filtro “natural”, que dá um ar mais vintage nas capturas, além de uma nostalgia sem igual. Mas a diferença não é somente estética entre as fotos digitais e as analógicas; vai além da aparência, e se trata de um processo que envolve sensibilidade.
Além disso, ao contrário das câmeras digitais, que oferecem visualização na hora que tira as fotos e ajustes imediatos com poucos cliques, a fotografia analógica exige mais paciência e dedicação, além de capturar tudo da forma mais fiel possível. O mais legal é que cada foto tirada é uma aposta, uma vez que o fotógrafo só verá o resultado após o processo de revelação, algo que cria uma relação mais intimista com a imagem.
Expressão artística
Fotografar é também uma arte que vai além de registrar um momento. Isso envolve o olhar do fotógrafo e como ele interage com o mundo ao seu redor, e a fotografia analógica oferece uma forma mais ampliada de expandir esse olhar. O processo analógico, diferentemente do digital, exige mais tempo e uma atenção total para aquele momento, o que também pode ser uma forma de desacelerar a rotina corrida e pensar mais nas ações.
Também tem-se a ideia de que as fotos digitais são mais fáceis de se perderem em meio a tantos registros, diferentemente daquelas que revelamos e são mais tangíveis e duradouras, não apenas em termos físicos, mas também agregando valor emocional e artístico.
A fotografia vem atraindo cada vez mais pessoas para conhecer esse mundo, especialmente os mais jovens, que se sentem atraídos pela ideia de um processo mais manual e intimista. A falta de controle imediato sobre o resultado final é vista como uma oportunidade de experienciar novas oportunidades e até mesmo diminuir a sensação de controle sobre tudo.
GOSTOU? Dá um like
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente