Explorar ferramentas e aplicativos pode ajudar a transformar simples fotos em imagens impressionantes
A edição de fotos há anos deixou de ser feita apenas com programas caros e profissionais, passando a estar disponível em dispositivos móveis dos mais diversos. E há quem se engane que fazer edição pelo celular não possui as mesmas diversas ferramentas de um programa no computador. Saber editar fotos diretamente nos smartphones pode ser o diferencial para transformar imagens comuns em registros impressionantes e diferentes.
Dicas para aproveitar as ferramentas do seu próprio dispositivo
Os celulares atuais possuem recursos que ajudam a melhorar a qualidade das fotos, desde ajustes de luz até filtros pré-configurados. Dessa forma, antes de começar a explorar aplicativos externos, busque usar as funções de edição já nativas do celular. Além disso, brilho, contraste, saturação e nitidez, por exemplo, são funções que já conseguem fazer toda a diferença na foto final.
Além disso, a qualidade das fotos não depende apenas da edição, e algumas pequenas mudanças na hora de fotografar já podem elevar a foto, como:
Iluminação: prefira luz natural e evite luzes duras. Fotografar perto de janelas ou em horários estratégicos, como no início da manhã e no fim da tarde, quando a luz é mais suave, é outra boa dica.
Enquadramento: utilize a regra dos terços para posicionar o objetivo principal da foto em uma das intersecções da grade. Para ativar essa opção no dispositivo, é necessário habilitar nas configurações.
Estabilidade: segurar o celular com firmeza ou usar um tripé pode evitar tremores e, assim, ter um resultado mais nítido.
Ferramentas e recursos integrados
Muitos telefones já são equipados com recursos que ajudam a melhorar as fotos, com funções que ajustam a exposição e o foco de forma automática, por exemplo. Ademais, o uso da inteligência artificial em modelos mais recentes permite correções mais precisas, com aprimoramentos em tempo real.
Mas, mesmo em modelos mais antigos, como iPhones usados, recursos como esses citados acima continuam disponíveis, demonstrando que você não precisa ter o celular de última geração para obter bons resultados.
Aplicativos para edição
Caso ache que as ferramentas do celular não são suficientes, alguns aplicativos de edição podem ajudar, e também possibilitam explorar recursos mais criativos. Os mais populares e recomendados são:
Lightroom mobile: esse é um dos mais populares para ajustar cor e iluminação, mas que também está cada dia mais completo. O aplicativo já possui opções de correção ou eliminação de objetos indesejados com uso da inteligência artificial, sendo uma ferramenta completa, que consegue atender desde os usuários mais simples até quem busca edições mais complexas.
VSCO: o aplicativo possui, além das configurações mais comuns de edição, como exposição e correção de cor, diversas opções de filtros prontos para serem aplicados nas fotos, possibilitando a criação de uma identidade visual.
Snapseed: outro aplicativo popularmente conhecido é o Snapseed. Com uma interface simples e intuitiva, ele permite edições detalhadas, como retoques específicos, além das configurações básicas.
PicsArt: esse aplicativo é bem versátil, já que permite de opções básicas de edição a uma boa variedade de filtros e estilos, além da criação de colagens e desenhos diretamente nas fotos.
Assim, com a combinação de técnicas certas e aplicativos e recursos do próprio celular, é possível chegar a resultados de níveis profissionais sem grandes investimentos. E é importante lembrar que a prática constante e a exploração e junção de ferramentas são os segredos para ter cada vez melhores resultados.
GOSTOU? Dá um like
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente