DESIGN THINKING - VALORES

ARTIGOS | 19/04/2016

DT – artigo 2 (tempo de leitura: 4 a 5 minutos)

O poder transformador do Design Thinking está fundamentado e diretamente relacionado com a compreensão e a incorporação de seus valores por todos os envolvidos nos processos de inovação. Por ser um processo não-linear e não-cartesiano, o Design Thinking só gera resultados inovadores e transformadores quando as mudanças acontecem de dentro para fora, em cada um de nós. Para tornar o mundo um lugar melhor para todos é necessário, fundamentalmente, que nos tornemos pessoas melhores, com uma visão de mundo mais plural e mais empática.

Não há Design Thinking se não houver mudança no seu modelo mental e na sua forma de se relacionar com as outras pessoas. O processo em si, por melhor que seja, não consegue gerar resultados significativos sem que os envolvidos nos desafios de inovação deixem os seu egos de lado e invistam na construção coletiva da solução.

Por isso, para mim, é que conhecer, compreender e, principalmente, incorporar verdadeiramente os Valores do Design Thinking é o que faz com que esta abordagem se diferencie de outras ferramentas de inovação.

EMPATIA

Na minha opinião a empatia é o mais importante, o mais poderoso e, também, o mais difícil valor do design thinking!

Empatia é nada mais nada menos do que a capacidade de se colocar no lugar no outro.

Para mudar os outros é preciso mudar, antes de mais nada, a forma com que enxergamos e nos relacionamos com o mundo e com quem estamos conectados.

Por exemplo: em uma situação em que o desafio é de melhorar a experiência para deficientes visuais em suas visitas ao supermercado, precisamos viver, efetivamente, as dificuldades de locomoção e de acesso aos produtos no interior das lojas para quem tem limitações de visão.

É preciso deixar de lado pressupostos, pontos de vista, preconceitos e se projetar em contextos que não são seus, são dos outros, mas que você precisa compreender para se aproximar da realidade de quem o cerca.

Enfim, empatia é “calçar os sapatos dos outros”!

COLABORAÇÃO

Grande parte do poder transformador do Design Thinking está na colaboração entre os participantes dos processos de criação e de inovação.

Pensar de forma conjunta e multidisciplinar, co-criar, ou criar a partir das ideias dos outros, é fundamental para que o nosso olhar, o nosso pensamento e a nossa capacidade de entendimento se multiplique de forma exponencial.

“Quanto mais conexões, mais ideias. E quanto mais ideias, mais soluções” [Alan George Lafley – Presidente da P&G].

O fato é que: “A inteligência do grupo sempre supera o mais inteligente do grupo”.

EXPERIMENTAÇÃO

Saia do campo das ideias e aprenda construindo as soluções. Materialize a sua ideia para poder testá-la, de forma rápida e barata, para evitar problemas e prejuízos durante a implementação.

Faça protótipos de baixa fidelidade e com custos mínimos para apresentar as suas ideias de forma mais tangível aos stakeholders* de seu negócio.

O ganho de aprendizado é surpreendentemente superior quando a experimentação integra os processos de inovação desde o princípio.