COMO CRIAR E MONTAR UM PORTFÓLIO FOTOGRÁFICO?

ARTIGOS | 17/03/2025

Para quem trabalha neste ramo, montar um portfólio fotográfico é essencial para ter uma maneira de apresentar seu trabalho

Para quem está começando a trabalhar com fotografia ou deseja se consolidar mais ainda neste meio, ter um portfólio bem-feito e completo é essencial. Um portfólio detém todas as características do trabalho do profissional e é uma forma de atrair novos clientes e oportunidades, além de tornar o trabalho mais famoso e conhecido.

Um portfólio é praticamente uma vitrine. Se em lojas as pessoas se interessam pelo que é exposto, ao tratar de fotografia e do oferecimento deste trabalho, o portfólio segue a mesma base e a mesma premissa.

Existem alguns passos que podem ser realizados. Atualmente, a melhor opção é um portfólio online. A justificativa disso não é complicada de entender. Hoje, boa parte das pessoas buscam serviços assim pela internet. Ter um portfólio online é essencial para fotógrafos que querem alcançar ainda mais clientes.

É preciso pensar nas fotos. É importante que elas estejam conforme o serviço visto como foco e que será oferecido. Por exemplo, se é um profissional especialista em fotografar recém-nascidos, é importante que o portfólio deixe isso claro. A melhor estratégia é escolher as melhores fotos possíveis, que representem de forma completa o estilo e a qualidade que a pessoa é capaz de oferecer.

Diferentes edições e possibilidades também devem ser registradas nos portfólios oferecidos. Essa é uma forma de o profissional demonstrar seu trabalho e mostrar a variedade que é capaz de oferecer ao cliente, o que se torna um importante potencial. Ou seja, um caminho é sempre buscar fotos que estejam bem editadas e que chamem a atenção.

Se a pessoa trabalhar com nichos fotográficos diferentes, é importante que o portfólio seja dividido da forma mais organizada possível. Para isso, é necessário se atentar também à identidade pessoal que o profissional de fotografia oferece.

Atualizações são sempre importantes, pois trazem uma visão muito boa ao cliente. Manter as fotos atualizadas e trocá-las com frequência não torna o trabalho datado, além de passar a noção de que a intenção é mostrar uma evolução sempre constante e com os trabalhos mais detalhados possíveis.

Outro ponto interessante é ter um material bem organizado e bem editado. Nesse contexto, utilizar um bom notebook Samsung pode ajudar, pensando em uma máquina que consiga comportar as imagens, sem alterar a qualidade – ter essa qualidade explícita é visto como algo quase essencial.

Ter uma seção de feedbacks está cada vez mais em alta nos portfólios online. Um campo que mostra a opinião e os feedbacks, sempre positivos, de pessoas que já contrataram os serviços ajuda a passar credibilidade e tornar essa coletânea de fotos ainda mais atrativa.

Por se tratar de um serviço muito visual, ter um portfólio eficiente é crucial para que o fotógrafo consiga adquirir cada vez mais trabalhos. É uma forma de demonstrar a criatividade do profissional e manter o material sempre atualizado e em destaque, em um mercado que está cada vez mais em alta e, por consequência, cada vez mais competitivo.


----------

Foto: Nanci Santos/ iStock

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail