Como escolher o equipamento ideal, aproveitar a iluminação, encontrar os melhores ângulos e registrar a beleza do artesanato carnavalesco.
O carnaval, a maior festa brasileira, é marcado por cores, alegria, danças, passeios com os amigos e muitas texturas. Além da diversão da data, sair para aproveitar a festa é também uma oportunidade para registrar os momentos e guardar as lembranças da folia em fotografias.
Embora o ambiente seja propício para boas fotos, devido a vibração de cores e criatividade das fantasias, é preciso escolher os equipamentos, planejar os enquadramentos e utilizar a iluminação a seu favor para que os registros sejam marcantes, únicos e com muita personalidade.
Pense no equipamento
Durante a folia, uma das coisas que não devem ser motivo de preocupação é a quantidade de equipamentos que serão carregados, impedindo o folião de aproveitar o evento. O ideal é montar um kit com itens básicos, que sejam fáceis de transportar e capazes de tornar as fotos ainda melhores.
Tripés articulados ou portáteis são equipamentos acessíveis que, além de pequenos, são versáteis. Algumas opções podem ser usadas, tanto bastões para selfies em grupo quanto tripés de chão.
Vale destacar ainda que, em ambientes com muitas pessoas, o ideal é utilizar câmeras compactas, garantindo a segurança. Nesses casos, ao invés de equipamento profissional, pode ser utilizada a própria câmera do celular.
Aproveite a luz natural
A iluminação natural é a grande aliada das fotografias externas. A principal regra para que as fotografias fiquem boas, principalmente em dias ensolarados, é evitar que as fotos sejam feitas com sol muito intenso. O brilho em excesso, além de prejudicar a qualidade da imagem, pode deixar as pessoas nas fotos com o rosto distorcido.
O ideal é fazer as fotos em horários nos quais a intensidade de luz seja menor, como o entardecer, por exemplo. Outra opção é aproveitar os momentos em que o sol está coberto por nuvens.
Como tirar fotos noturnas
As fotos noturnas são um desafio em qualquer ambiente. Para que ela não fique escura ou com má qualidade, é aconselhável utilizar a configuração profissional do equipamento. Seja no smartphone ou em câmeras profissionais, as fotos com pouca luz natural exigem que o ISO fique entre 100 e 300, diminuindo a quantidade de ruídos na imagem.
Além disso, para fotografar detalhes e pessoas, é aconselhável aproveitar as luzes da festa para criar efeitos ainda mais coloridos. Luzes neon, lanternas, luzes de palco ou até mesmo a iluminação natural do ambiente podem ser o suficiente para deixar as cores ainda mais vibrantes.
Atenção ao enquadramento
A escolha do enquadramento é a principal responsável por eternizar aquilo que o fotógrafo viu pessoalmente. Para fotos de pessoas em grupo, pode ser interessante se distanciar um pouco, garantindo que todos fiquem na imagem.
Para as fotos da festa em si, pontos de vista em locais elevados ou focados nos detalhes podem deixar a composição mais interessante.
Aproveite as texturas da folia
Um dos destaques do carnaval está nas cores extravagantes, roupas com brilhos e muita textura, e fotografar esses detalhes mostra a importância dessas composições.
O feito à mão é uma marca do carnaval. Tanto nos blocos de rua quanto nos desfiles da avenida, é comum que as peças sejam feitas de forma artesanal. Dessa forma, fotografar detalhes de fantasias feitas com linha de crochê, com aplicação de bordado e demais manualidades, mostra a autenticidade das diferentes texturas presentes na folia.
Para as fantasias com brilho, pode ser interessante utilizar pontos luminosos que reflitam e mostrem o potencial da fantasia. Além disso, em ambientes escuros, o flash pode ser uma solução capaz de potencializar ainda mais o glitter.
----------
Fotografia: MesquitaFMS / iStock
GOSTOU? Dá um like
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente