Vou desabafar, mas vou tentar te ensinar também.
A multiplicação de fotógrafos nos últimos anos fez surgir uma fome voraz por elogios ao seu trabalho. Infelizmente a minoria dos fotógrafos procuram críticas e somente uma pequena parcela deles esta preparado para tal. E acaba se auto-sabotando nesses processos.
A primeira coisa que você deve aprender é que na fotografia não há nada 100% certo ou errado. Se você sentir que está em qualquer um destes extremos tome bastante cuidado, pois são zonas bastante perigosas. Lembre-se de que quem não desconfia pode acabar sendo enganado.
Mas vamos lá, enfim você encontrou alguém que confia e esta prestes a ter seu trabalho criticado. Tem uma única coisa que precisa fazer antes de começar: baixe a guarda. Isso mesmo… vá de guardas baixas e sinta os golpes. Tente não revidar, pois isso não o levará a lugar algum. Se, por acaso, isso te levar ao nocaute, não é vergonha nenhuma, afinal, tenho certeza que você irá se recompor e levantará um fotografo com um repertório muito melhor.
Sentir as pancadas e não revidar não quer dizer que você tenha de aceitar 100% dessas críticas. Lembra? Nada é 100%. Talvez você esteja apontando para um lugar que ainda não sabe direito aonde vai te levar e não conhecer o destino não quer dizer que esteja errado, mas seja igualmente sábio para escutar boas críticas que podem te fazer pular etapas e não cair em erros “bobos”. Pois a fotografia também é sobre um percurso pessoal, é processo de auto-descoberta, uma maratona de erros e acertos que dão sabor todo especial no nosso dia-a-dia.
Eu sou muito grato a todos os amigos que criticaram meu trabalho e continuo sempre em busca de escutar a visão de novas pessoas sobre as imagens que cliquei, mas demorei mais tempo do que deveria para aprender com as críticas que recebia e lamento muito não ter baixado minha guarda antes.
Hoje, em minhas aulas, adoro fazer críticas, pois, se elas me trouxeram até aqui, quero que elas te tragam também, e estar do outro lado é um grande aprendizado da mesma forma. Mas não adianta eu querer te ajudar se você estiver com sua defesa pronta e não sentir nada.
Humildade, peito aberto, olhos e ouvidos atentos são talvez as características mais fortes em todos os bons fotógrafos que conheci.
GOSTOU? Dá um like
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente