A fotografia de aventura é uma prática recomendada para aqueles que gostam deste estilo de turismo.
O turismo de aventura tem se tornado cada vez mais comum no cenário de viagens. Segundo Leonardo Persi, atual coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em entrevista à Agência Brasil, entre os anos 90 e 2000, essa prática cresceu mais ainda entre os viajantes.
Seja no ecoturismo, visando ter contato com a natureza, ou para práticas esportivas radicais, como rapel, muitos viajantes procuram esse tipo de destino para criar experiências únicas que não se encontram em outros locais. E, para registrar tudo isso, a fotografia de aventuras surge em conjunto.
A fotografia de aventuras funciona como uma estratégia para registrar desde condições extremas, como locais com neve, até grandes alturas, como montanhas e picos altos, e há algumas dicas que podem ser utilizadas como ponto de partida para quem quer obter os melhores registros.
Escolher o equipamento adequado
Em viagens tradicionais, o uso de celulares muitas vezes é a principal forma de registro. Mas, ao falar de fotografia de aventuras, câmeras e equipamentos especiais podem ser a melhor opção. Ao tratar de fotografias assim, são recomendados equipamentos que tenham um diferencial no que diz respeito a sensibilidade à luz, temperaturas e um foco mais preciso.
Muitas pessoas que investem nesta prática optam até mesmo pelo uso de drones. Drones oferecem uma visão mais ampliada, que, dependendo do ponto turístico ou da aventura, pode oferecer a melhor visão possível.
Buscar cursos
Para quem gosta de fotografia de viagem, existem diversos cursos e workshops que podem ajudar nesse processo. Quando já se sabe que um certo destino oferece essa opção visando fotografia de aventura, um curso ou aulas focadas nisso podem ajudar a já ter um preparo prévio.
Estes cursos ajudam a entender questões como manejo de equipamentos e melhor posicionamento possível para o equipamento que será utilizado.
Prezar pela segurança
Em toda aventura, a segurança é primordial. Quando se trata de fotografia de aventuras, muitas vezes, a pessoa se submete a situações mais perigosas para o clique perfeito. Nesta profissão e nesta prática, ter um seguro de vidaé essencial.
Um seguro de vida pode ajudar a evitar problemas ou ter uma solução prática caso aconteça algo do gênero.
Saber e entender as melhores edições
Ao falar de fotografia em geral, a edição e o tratamento das fotos importa muito. Em fotografias de viagem e aventura, saber editar é essencial para ressaltar os melhores pontos de lugares que merecem ficar registrados para sempre.
Entender a edição e desenvolver essa habilidade pode tornar a prática de fotografia de aventuras ainda mais especial e profissional. É um espaço também para trabalhar a criatividade e entender até onde é possível ir com a edição.
Ter uma lista de roteiros
Se organizar ao falar de fotografia de aventuras é essencial. Seja por passatempo ou para criar um portfólio, entender os destinos perfeitos e quais serão capturados é um caminho.
Muitas vezes, para quem está começando, optar dos menos extremos até os mais radicais é a melhor opção para começar.
GOSTOU? Dá um like
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente