Pesquisa revela que arranjos florais estão entre os principais elementos para compor álbuns, enquanto parceria entre fotógrafos e floristas aprimora qualidade das imagens
Cada detalhe de um casamento faz parte da narrativa que será registrada pelas fotos. Entre estes elementos, as flores se destacam não só pela estética, mas pelo papel que desempenham na construção da linguagem visual do evento.
Mais do que simples decoração, os arranjos florais, as espécies escolhidas e as cores ajudam a compor o clima das imagens. Fotografias que valorizam estes elementos reforçam sensações como delicadeza, intensidade e simplicidade.
Uma pesquisa do Instituto Data Wedding Brasil, realizada em 2024, com 1.200 casais e fornecedores, aponta que 78% dos fotógrafos consideram os arranjos florais um dos cinco principais elementos para a composição visual dos álbuns. Além disso, 66% dos noivos afirmam escolher flores por seus significados emocionais ou familiares.
O simbolismo das flores é tradicional e adaptável. Rosas vermelhas remetem ao amor, lavandas à tranquilidade, enquanto estilos e combinações variam conforme o perfil do casal e o formato da cerimônia, seja ela clássica, rústica ou minimalista.
De acordo com o mesmo levantamento, 54% dos casais optam por flores locais e da estação para reduzir custos e garantir maior durabilidade, enquanto 30% preferem flores importadas, por seu valor simbólico ou estético. Esta escolha impacta diretamente o orçamento e a logística do evento.
O mercado de casamentos no Brasil movimentou cerca de R$ 40 bilhões em 2023, segundo a ABRAFESTA. A fotografia representa cerca de 10% dos custos médios do evento, e a decoração (incluindo flores) ocupa cerca de 20% do orçamento. Ainda segundo a associação, o gasto médio dos noivos com flores e arranjos é de R$ 8 mil por cerimônia.
Além da escolha das flores, o posicionamento e o destaque dado a elas pelo fotógrafo também são fundamentais para o resultado final das imagens. A iluminação, o enquadramento e o foco direcionado a determinados detalhes florais influenciam diretamente a sensação transmitida pelas fotos.
Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Fotógrafos de Casamento (ABFC), 62% dos fotógrafos afirmam que o planejamento conjunto com decoradores, especialmente para definição dos elementos florais, aumenta a qualidade das fotos em até 35%.
A preparação dos arranjos leva em conta fatores como a durabilidade das flores e sua aparência ao longo do evento, para garantir que estejam adequadas durante toda a cerimônia e a festa. Isso é importante não apenas para a decoração, mas também para que as imagens reflitam a qualidade e a intenção visual planejada.
O envolvimento dos profissionais de fotografia e decoração na escolha das flores e na composição dos cenários tem aumentado, facilitando a criação de imagens mais coerentes e impactantes. Atualmente, cerca de 48% dos fotógrafos trabalham em parceria direta com floristas para alinhar as escolhas.
Desde registros em campos abertos até cenários mais intimistas, decorados com luzes e arranjos, as flores têm se consolidado como protagonistas das imagens de cerimônias afetivas. Muitos organizadores e fotógrafos buscam por uma floricultura em São Paulo e em outras cidades que atenda a demanda do momento.
----------
Créditos: chaoss / iStock
GOSTOU? Dá um like
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente