A partir do dia 14/09 o Floripa Airport recebe a “Exposição fotográfica Multissensorial: Mulheres do Além-Mar II”, das fotógrafas Sandra Puente e Nilva Damian. A exposição, que poderá ser visitada diariamente até 12/10, na Galeria Floripa Airport, 1º piso, quer resgatar e valorizar o papel feminino exercido pelas açorianas e suas descendentes, guardiãs da cultura açoriana. A exposição acontece através do PRONAC 2414798, aprovado na Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio do Floripa Airport e Ecocert Brasil.
"Registrar as guardiãs da cultura açoriana é, para mim, um gesto de reconhecimento e gratidão. Esta exposição fortalece a memória coletiva e torna acessível a beleza e a força dessas mulheres a todos os públicos", diz a fotógrafa Nilva Damian. A marcante presença feminina açoriana é vivenciada desde a chegada em 1748 até os dias de hoje pelas mulheres do engenho, pescadoras, rendeiras, benzedeiras, fuxiqueiras, oleiras, curandeiras e maricultoras fotografadas, que fazem uma ponte entre o presente e o passado ao futuro. Outro ponto importante da exposição é a acessibilidade.
As fotógrafas querem oferecer uma experiência multissensorial, por isso a exposição foi pensada para envolver todos os sentidos e promover a inclusão de pessoas com deficiência visual, além de convidar o público em geral a conhecer e apreciar a rica herança cultural açoriana. A exposição terá 16 fotos acompanhadas de 16 imagens em alto-relevo (litophaine), permitindo que as pessoas com deficiência visual possam perceber as imagens através do tato. " Realizar esta exposição é celebrar a resistência e a sabedoria das mulheres do litoral catarinense. Levar essa história de forma inclusiva é um ato de preservação cultural e de respeito à diversidade", diz a fotógrafa Sandra Puente.
Cada obra é acompanhada por uma placa em braile e um QRCode que traz uma audiodescrição detalhada, enriquecendo a compreensão e a conexão com as imagens retratadas. Objetos táteis relacionados às tradições, como almofada de rendas de bilros, tecidos de tear, rede de pesca, tarrafas, lanterna de ostras e outros artefatos culturais, vão compor o espaço. O objetivo é que o público explore e compreenda a cultura açoriana de forma sensorial.
GOSTOU? Dá um like
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente